7.4.12

Vai de carro e sem horário


Viajar de carro é sinônimo de liberdade. É, apesar do cansaço por dirigir durante algumas horas, encontrar lugares inesperados e ter, quase sempre, boas surpresas durante o percurso. E mesmo com toda estrutura ferroviária que há na França decidir fazer uma viagem de carro, pode ser sim uma ótima escolha.

Com muitas opções de empresas de aluguel de carros - vale a pena comparar os preços no location de voiture – a maior dificuldade será escolher o modelo do veículo e o tipo do seguro. Outra opção é fazer a compra combinada: compra da passagem e aluguel do carro – assim dá pra conseguir um bom desconto. E depois de escolher o carro, a dúvida será dirigir numa autoroute impecável (sinalizada pela lera A), porém com o custo de pedágio, usar as estradas nacionais – route nationale (N) ou andar “sem hora para chegar” pelas estradas locais (D) – route departamentale - sem pedágio e por caminhos mais longos passando por pequenos povoados.  

Para não passar aperto longe de casa vale conhecer os limites de velocidades em terras francesas: 50 km/h em áreas urbanas, 90 km/h em estradas regionais, 110 km/h nas pistas nacionais e 130 km/h nas autotures (com pedágio). Vale ainda aquela máxima do “observe as placas” e siga o fluxo.

Na hora de abastecer o carro também é bom ficar atento a alguns detalhes. O primeiro deles: gasoil não significa gasolina, mas diesel. E nas bombas de gasolina tem escrito “essence super ou sans plomb”. Confundir tudo pode acabar com a viagem, ou pelo menos provocar um bom atraso. Então, o combustível mais comum (e mais barato) é o Diesel (gasoil ou gazole), mas nem todo carro usa este tipo. As outras opções são a gasolina chumbada ou sem chumbo. Nas rodovias os preços são mais altos, mas o serviço funciona 24 horas em locais de grandes paradas.  

Enfim, para calcular os custos e preparar o roteiro é simples: pesquisa. Acessar sempre sites confiáveis para fazer o aluguel do veículo – com antecedência – e conferir os gastos com pedágios e estacionamentos é essencial para não tomar um susto durante a viagem. É bom se preparar para gastar um bocado com estacionamento nas cidades e pedágios nas autoroutes.


INDISPENSÁVEIS | autoroutes.fr (com a definição do trecho percorrido é possível saber o tempo médio da viagem e os custos com combustível e pedágio); infotrafic.com (ele conta todas as notícias sobre o trânsito em toda a França. É quase um sonho!) e o prisdescarburants (que diz o preço médio dos combustíveis em todas as rodovias do país).
EM CASO DE PANE |As instruções são lógicas: parar à direita, usar o triângulo e o pisca alerta, ligar para o 112 ou ir ao telefone de emergência mais próximo (para quem estiver numa autorute).
EM CASO DE ACIDENTE | É preciso preencher o “constat l’amiable”, antes de tirar o veículo do local. O documento deve ser assinado por todos os condutores envolvidos, mas caso haja discordância é válido solicitar o “constat d’huissier”.

SERVIÇO | Para baixar (no iphone) Seepdcam France Free

Um comentário:

fifa14kk disse...

Honoring that seventyfifth day of remembrance, Direct current World On the internet celebrates Batman which has a threesome regarding videos speaking about the type in the main and his adaptation towards the mmo.The DCUO Batman movies function Micheal Lee side comic book artisan extraordinaire,
Cheap FIFA 15 Coins

buy FIFA 15 Coins